Já haviamos tido conhecimento do fato através do sítio na internet da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, mas apenas há instantes foi publicado o comunicado do Grupo Desportivo Comercial dando conta dos motivos do adiamento do Além Mar Rali, a terceira prova do calendário do Campeonato dos Açores de Ralis de 2024.
A agremiação, em comunicado, alega que o estado de calamidade pública resultante do recente incêndio no Hospital Divino Espírito Santo, fez criar sobrecarga nas unidades de saúde, não sendo intenção do Grupo Desportivo Comercial complicar ainda mais a delicada situação pelo que passa o setor na ilha de São Miguel. A Direção do G.D.C. alega ainda existirem enormes constrangimentos financeiros que impedem a realização da prova e que, a levar em frente esse desígnio, seria praticar "um ato de gestão irresponsável".
O comunicado pode ser lido na íntegra no perfil oficial do organizador na rede social Facebook e que tomamos a liberdade de reproduzir abaixo.
"Comunicado
O Grupo Desportivo Comercial (GDC) enviou, à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o pedido de adiamento do Além Mar Rallye, o qual foi de imediato compreendido e aceite.
Face ao estado de calamidade pública declarado pelo Governo dos Açores, após o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), a atual situação do sistema de emergência na ilha de S. Miguel, torna imprudente a sobrecarga das urgências e dos profissionais de saúde.
Além disso, esta direção, em funções desde 26 de Março de 2024, encontrou o GDC numa situação financeira muito difícil, o que tornaria um ato de gestão irresponsável a realização do Rallye no próximo mês de junho.
É uma situação indesejável mas contamos com o apoio e compreensão dos pilotos, patrocinadores e público em geral.
A direção."
Comments