top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Além Mar Rali encerra fase de terra do campeonato


Luís Miguel Rego e Jorge Henriques à partida da prova especial Capelinhos/Varadouro 1
Apesar do segundo lugar final no Além Mar Rali Ilha Azul, Luís. Miguel REGO/Jorge HENRIQUES (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) conseguiram segurar a liderança do campeonato por... MEIO ponto!

É já este fim-de-semana que se realiza a terceira prova do Campeonato dos Açores de Ralis, que é simultaneamente a terceira e última jornada da edição deste ano do Troféu de Ralis de Terra dos Açores.


O Além Mar Rali vai para a estrada pelas mãos do Grupo Desportivo Comercial, prometendo uma interessante jornada desportiva, num campeonato que está a ser disputado intensamente no que diz respeito à luta pelo título absoluto, não estivessem Luís Miguel Rego e Jorge Henriques, os campeões em título e atuais líderes da tabela classificativa, separados dos seus predecessores por escasso... meio ponto. Mas das lutas iremos falar, porquanto convém conhecer a prova organizada pelo clube com sede no Pombal, Lagoa.


O rali começa na sexta feira, com duas passagens pela Além Mar Street Stage, uma especial do tipo citadina a disputar nas imediações do Nonagon – Parque de Tecnologia de São Miguel e que possui 2,59 km de extensão. As horas de partida estão marcadas para as 20:00 (PE1) e 21:40 (PE2).


No sábado, serão três os troços a suportar as seis provas especiais que compõem o itinerário da segunda e terceira secções do rali, com dupla passagem por Lagoa de São Brás, numa versão reduzida de apenas 9,43 km, com hora marcada para as 10:45 (PE3) e 14:30 (PE6). Seguem-se a disputa, também em dupla passagem por Coroa da Mata, na sua extensão total de 11,40 km, pelas 11:30 (PE4) e pelas 15:15 (PE7), e finalmente nova ronda dupla por Mediana, com 6,11 km, pelas 12:10 (PE5) e 15:55 (PE8), sendo que esta última é o palco da powerstage.


Ao todo serão 59,06 km percorridos em luta contra o tempo, sendo que a consagração dos vencedores está agendada para as 17:00 na Praça Nossa Senhora da Graça, coração da cidade de Lagoa.


DISCUSSÕES... POR MEIO PONTO!

A edição de 2023 do Campeonato dos Açores de Ralis está ao rubro, porquanto os dois primeiros classificados absolutos estão separados por escasso meio ponto e neste Além Mar Rali tudo poderá acontecer.


Luís Miguel Rego e Jorge Henriques (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) foram os segundos classificados no 57th Azores Rallye e, novamente, segundos classificados no XXXIV Além Mar Rali Ilha Azul. Por seu turno, os “perseguidores” na tabela de classificação atual, Rúben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Skoda Fabia Rally2 Evo, AutoAçoreana Racing) foram terceiros classificados no Azores Rallye, mas vencedores no Além Mar Rali Ilha Azul. O peculiar da anterior prova disputada é que, com a anulação das duas passagens por Serra da Feteira/Praia do Norte, a prova viu bastante encurtado o percurso cumprido vs. o percurso programado, o que fez com que fossem atribuídos apenas 50% dos pontos aos concorrentes, estando por isso justificado, talvez, a diferença pontual mais baixa na história desta competição. Também com presença assegurada na prova estão Pedro Câmara e João Câmara (Citroen C3 Rally2, Play Racing), que ainda não tiveram a “estrelinha” da sorte pelo seu lado. No Azores Rallye, uma menos acertada escolha de pneus e um “apagão” do Citroen na Super-Especial Grupo Marques deixaram fugir um bom resultado... no Faial, uma saída de estrada, ainda que sem consequências materiais, mas com muito tempo perdido, voltaram a ditar um resultado menos bem conseguido. Por seu turno, o quarto dos Rally2 também volta a marcar presença. Bruno Amaral, agora acompanhado por Cristiano Queiroga, (por impossibilidade de Sancho Eiró, vítima de acidente) procura também uma oportunidade para demonstrar a evolução que tem feito. No Azores Rallye a prova até que estava a correr dentro do previsto, até que a linha de escape do Fiesta R5 partiu o que não permitiu continuar a lutar por lugares de destaque. Já no Faial, foi à terceira prova especial que a caixa de velocidades do Ford cedeu, obrigando Bruno Amaral a abandonar.


DUAS RODAS MOTRIZES TAMBÉM PROMETEM ESPETÁCULO

O Campeonato dos Açores de Ralis também se disputa em viaturas de tração não integral e que são o forte das presenças nas tabelas de inscritos. Cumpridas que estão duas provas de sete, os atuais campeões açorianos em título na competição, Bruno Tavares e André Seabra (Citroen C2 R2 Max) lideram a competição com 35 pontos, 15 a mais que os segundos classificados Rúben Santos e Nuno Pereira (Peugeot 106). Marco Soares e Fernando Nunes (Citroen Saxo Cup) são os atuais terceiros classificados, distando dos antecessores apenas 3 pontos. Também a três pontos estão os atuais quarto classificados da competição Carlos Andrade e Paulo Jesus (Renault Clio R3). Todos os demais concorrentes estão separados por um máximo de 2 pontos entre si, querendo isso dizer que este Além Mar Rali de 2023 terá também bastante interesse ao nível das duas rodas motrizes e na forma como as contas acabarão para condutores e navegadores dos carros de tração não integral.

6 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page