top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Luís Miguel Rego regressa às vitórias nos Açores


Luís Miguel Rego e José Janela (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) dominaram XXIV Além Mar Rali TAC

Ao vencer a totalidade das dez provas especiais de classificação que compuseram o itinerário delineado pelo Terceira Automóvel Clube para desafiar os trinta e oito pilotos inscritos à partida da quarta prova pontuável para o Campeonato dos Açores de Ralis, o XXIV Além Mar Rali TAC, Luís Miguel Rego, neste rali acompanhado por José Janela, marcou o seu regresso às vitórias reduzindo a margem para os atuais líderes da classificação do campeonato absoluto. Com um domínio absoluto sobre a máquina e os troços, Luís Rego Jr., como é também conhecido, parte para o seu palco de eleição, Santa Maria, com olhos postos na inversão das posições na tabela classificativa do campeonato.


Rúben Rodrigues e Estevão Rodrigues foram os segundos melhores durante todo o rali. A dupla da AutoAçoreana Racing nunca conseguiu impor-se ao vencedor da prova, apesar das muitas tentativas ao longo de todo o rali mas que nunca surtiram o efeito pretendido. Rúben Rodrigues e Estevão Rodrigues mantêm a liderança nas contas do Campeonato, mas vão com menor margem para Santa Maria.


Interessante, depois do abandono de Pedro e João Câmara, da Play Racing, foi assistir ao duelo para segurar o lugar mais baixo do pódio absoluto do Além Mar Rali TAC. Protagonistas? Bruno Amaral/Cristiano Queiroga em Ford Fiesta R5 e Filipe Pires/Vasco Mendonça em Mitsubishi Lancer Evo X. Se de manhã a dupla madeirense foi “comendo” tempo a Amaral/Queiroga, à tarde inverteram-se as posições com Amaral e ganhar tempo, prova especial após prova especial e a segurar claramente o terceiro posto final, com Pires e Mendonça a concluírem no quarto posto.


No que concerne à powerstage, cujos primeiros três classificados obtêm pontuação adicional, foram Rego/Janela a somar três pontos resultantes da vitória em Raminho/Altares 2. Os irmãos Rodrigues somaram dois pontos, correspondentes ao segundo posto e Bruno Amaral/Cristiano Queiroga o derradeiro ponto do terceiro posto.



Filipe Marques/Edgar Silva (Peugeot 208 R2) somam a terceira vitória consecutiva nas duas rodas motrizes nos Açores

Luta também animada foi a das duas rodas motrizes. Se é fato que Filipe Marques/Edgar Silva em Peugeot 208 R2 dominaram a prova, vencendo a maioria das provas especiais de classificação, não menos verdade é que, quer o campeão em título, Bruno Tavares, acompanhado neste rali por João Costa, assim como os vários pilotos locais melhores conhecedores do terreno, nunca baixaram braços e travaram importantes disputas, não só pela liderança, mas também pelas posições seguintes. No computo das dez provas especiais de classificação, foram os faialenses Marques/Silva a vencer o Além Mar Rali TAC. No segundo posto da classificação entre os pilotos ao campeonato das duas rodas motrizes, Bruno Tavares e João Costa tudo fizeram para contrariar os vencedores, chegando a vencer uma prova especial, mas claramente a não conseguir suster o melhor andamento evidenciado pelo Peugeot 208 R2 oriundo da ilha do Faial. Os locais Carlos Andrade/Paulo Jesus foram os terceiros classificados nos veículos de tração não integral, sétimos da classificação geral, com o Renault Clio R3, pese embora estivessem “entretidos” nas lutas pela classificação absoluta da prova.


Fábio e Gustavo Silva levaram o seu Subaru Impreza ao oitavo posto final, sendo os segundos melhores do grupo RC2N.


Com um rali em crescendo estiveram Emanuel Garcia e Nelson Dinis, este último a comemorar 25 anos de carreira automobilística, que mesmo na última prova especial de classificação trocaram de posição com Décio Gonçalves e Emanuel Barcelos, em Citroen Saxo Cup, concluindo o rali no nono e décimo posto de classificação respetivamente.


Concluíram este rali ainda mais 16 formações que entre si foram disputando os lugares de meio de tabela, criando vários focos de interesse ao longo de toda a prova.


A classificação final do XXIV Além Mar Rali TAC pode ser consultada em https://clasif.anube.es/gen?rallyId=90

45 visualizações0 comentário
bottom of page