top of page
Buscar

Rúben Rodrigues é bicampeão dos Açores de Ralis, Rafael Botelho vence 2RM

Foto do escritor: AdministradorAdministrador

Rúben Rodrigues e António Costa vencem PIcowines Rali e conquistam ceptro absoluto de ralis nos Açores de 2024 (Fotografia Álvaro Miranda/Criativity Island)

Terminou há instantes a edição de 2024 do Campeonato dos Açores de Ralis. Quatro ilhas deram palco a cinco ralis que viram Rúben Rodrigues vencer três, revalidando o título de Campeão dos Açores de Ralis absoluto e ‘oferecendo’ a António Costa o seu primeiro título regional. Rafael Botelho volta a ser campeão regional 2RM, ele que o tinha sido pela última vez em 2017 e Rui Raimundo torna-se pela primeira vez campeão dos Açores 2RM, eles que venceram também três de cinco ralis neste campeonato.


Rúben Rodrigues e António Costa, em Skoda Fabia RS Rally2, venceram o XIII Picowines Rali e sagraram-se os campeões regionais de 2024. Foram os mais rápidos em 5 de 9 classificativas que compunham esta prova, elevando o nome da Auto Açoreana Racing ao lugar mais alto do pódio, contabilizando neste rali 37:42.4. Rúben Rodrigues vence o campeonato pela terceira vez, a segunda consecutiva, e António Costa, no seu ano de estreia como co-piloto da Auto Açoreana Racing, soma ao seu vasto palmarés um título que ainda não detinha.


Luís Rego e José Janela, dignos vice-campeões de ralis dos Açores, foram à luta até ao último metro cronometrado. A dupla do Skoda Fabia Rally2 evo do Team Além Mar ainda passou para a frente da prova na PE07 Oficina 1, quando os principais opositores ‘furaram’, mas acabaram por ver a vitória no rali e a consequente vitória no campeonato fugir-lhes já na última classificativa, quando foram vítimas de despiste, eles que tinham entrado para o troço com uma vantagem de 2.4 segundos. Protagonizaram todo o ano escaldantes batalhas pela vitória nos ralis do campeonato em que venceram ainda duas provas.


Rafael Botelho e Rui Raimundo vencem a competição destinada às duas rodas motrizes (Foto Álvaro Miranda/Criativity Island)

Segundos classificados neste rali, terceiros classificados no Campeonato dos Açores de Ralis absoluto e campeões dos Açores de ralis 2RM, Rafael Botelho e Rui Raimundo, em Peugeot 208 Rally4 na época de estreia do Team Lotus, concluíram o rali em 42:19.6. Entraram neste sábado de rali mais fortes que os demais concorrentes nas 2RM no entanto, ao longo do dia, perderam a vantagem para os principais opositores, acabando mesmo por beneficiar de uma penalização destes para vencerem o rali.


Segundos classificados entre os concorrentes tripulantes de viaturas de tração não integral e vice-campeões dos Açores de ralis 2RM de 2024, Henrique Moniz e Jorge Diniz, num agradável regresso ao Campeonato dos Açores de Ralis a tempo inteiro, desta feita num Peugeot 208 Rally4, foram protagonistas de uma excelente tarde de sábado na ilha do Pico, recuperando toda a desvantagem que tinham para Botelho e Raimundo. Infelizmente para eles, viram-se traídos por uma penalização de 40 segundos já no final do rali que os deixou a 25.5 segundos do lugar mais alto do pódio.


Filipe Marques e Edgar Silva, aos comandos do Peugeot 208 R2, não tiveram um ano nada a seu gosto. Depois de terem conquistado o título regional 2RM em 2023, imprimiram durante todo este ano um andamento fortíssimo tal como lhes é caraterístico, embora não tivessem tido grandes possibilidades de disputar vitórias em ralis, muito devido às diferenças entre a sua viatura e as dos mais velozes na competição. Precisaram de mais 1:17.0 para concluir este rali e com isso foram os terceiros melhores deste campeonato.


O Campeonato dos Açores de Ralis de 2024 chega ao fim, felicitamos todos os concorrentes e equipas, campeões e vencidos, neste que foi um dos campeonatos mais disputados que já vimos nos Açores, com todas as decisões a serem adiadas até ao último metro de prova classificativa do último rali. Um bem haja a todos!


NOTA: Pelas 20h10 de 19 de outubro (hora dos Açores), a classificação final do XIII Picowines Rali foi tornada suspensa pelo Colégio de Comissários Desportivos, pela apresentação de uma intenção de apelo por parte do concorrente n.º Henrique Moniz, pelo que esta informação está em atualização.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page