Buscar
  • Rui Anjos

Rúben vs. Luís :: O 'tira-teimas' prossegue em Santa Maria

Atualizado: 12 de ago.


Pedro CÂMARA/João CÂMARA (Play Racing, Citroen C3 Rally2). Foto Pedro Carreiro e Silva

ANTEVISÃO AO XLI RALLYE ALÉM MAR DE SANTA MARIA


Acontece por este fim-de-semana, entre 12 e 13 de agosto, a 41.ª edição do rali de Santa Maria, oficialmente designado por Rallye Além Mar de Santa Maria. A prova organizada pela secção de automobilismo e karting do Clube Asas do Atlântico, a agremiação criada a meio do século XX pela então Direção Geral de Aeronáutica Civil para animação cultural e desportiva dos seus funcionários, seguidamente à passagem do também então Campo de Aviação de Santa Maria para o estado português, após presença militar americana na ilha, irá ser o palco da épica disputa pelo título de campeão dos Açores de ralis, realizadas que estão quatro das sete provas que compõem o campeonato açoriano da modalidade.


Com uma lista de inscrita composta por 43 formações, a maior registada este ano numa prova do Campeonato dos Açores, estão no topo dessa disputa pelo lugar mais alto do pódio os atuais detentores do ceptro açoriano de ralis, Rúben e Estevão Rodrigues, pilotos da AutoAçoreana Racing, que com o seu Citroen C3 Rally2 irão tudo fazer para reduzir a desvantagem pontual que possuem para os atuais líderes do campeonato. Por seu turno, a Luís Miguel Rego e Jorge Henriques, pilotos do Team Além Mar, cabe manter o foco para conquistar nova vitória e manter, ou incrementar, a diferença pontual para os irmãos Rodrigues. Atentos a essa disputa, em particular, estão mais duas formações: Pedro e João Câmara, da Play Racing, que possuem um carinho especial por esta prova tendo já participado na mesma ao volante dos mais diversos carros, tendo a última sido cumprida aos comandos de um potente Porsche, e também, Bruno Amaral e Sancho Eiró, do Team Além Mar, que com o Ford Fiesta R5 poderão ter uma palavra a dizer, mesmo em tempo de contínua aprendizagem.


Mas as atrações do rali de Santa Maria não ficam por estes pilotos. Presentes novamente nos Açores e depois de excelente prestação na ilha Terceira, os madeirenses Filipe Pires e Vasco Mendonça (Mitsubishi Lancer Evo X) irão encontrar oposição de Rui Borges e João Melo (Mitsubishi Lancer Evo IX), os micaelenses que este ano optaram por participar em provas automobilísticas no continente português.


Pelas duas rodas motrizes, os líderes da competição estão presentes. O connaisseur do Rallye Além Mar de Santa Maria, Rui Torres, faz-se acompanhar de Marco Martins e com o Ford Escort MKII vão tentar contrariar um melhor resultado de Ricardo Silva e Rui Valadão, em Citroen Saxo Cup, enquanto Bruno Tavares e André Seabra tentarão diminuir a diferença pontual para os líderes, com o seu Citroen C2 R2 Max. Em viatura idêntica estará o piloto local Max Salvador, que se faz acompanhar de João Valente e que em sua casa, diz “ser ele a mandar”. Todos estes terão que se haver com a presença de Luís Pimentel e Nuno Moura, em Porsche 997 GT3 Cup, que foi quem venceu a competição específica na anterior prova do campeonato. Se a tudo isso juntarmos mais pilotos, nomeadamente alguns que provêm do continente português, e os demais açorianos presentes, teremos um rali com imensos focos de disputa.


O XLI Rallye Além Mar de Santa Maria conhece a realização esta sexta-feira, 12 de agosto, entre as 10:00 e as 12:00, do shakedown. Ao final do dia, disputam-se as primeiras duas especiais do rali, a saber ‘Explore Santa Maria’ e ‘Além Mar’, com 5,17 e 1,63 km de extensão, e com hora de partida para o primeiro concorrente agendada para as 18:33 e 19:44, respetivamente.


No dia de sábado, 13 de agosto, está prevista a disputa de mais oito provas especiais de classificação, com dupla passagem por dois troços de manhã: Gingal/Anjos (5,8 km), pelas 10:28 (PE3) e 12:34 (PE5), e Praia/Loural (9,18 km), pelas 11:01 (PE4) e 13:07 (PE6). À tarde, depois de reagrupamento e parque de assistência, há lugar também a dupla passagem por mais dois troços, a saber Picos/Forno (7,59 km) e Santa Bárbara/Monteiro (10,85 km, o mais longo do rali), pelas 16:15 (PE7) e 18:11 (PE9), e 16:33 (PE8) e 18:29 (PE10 e powerstage). A consagração dos vencedores e finalistas do rali está agendada para as 19:17 frente à Câmara Municipal de Vila do Porto.


Mais informações podem ser acompanhadas em www.campeonatoacoresralis.net ou nos perfis nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter do Campeonato dos Açores de Ralis.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo