Buscar
  • Rui Anjos

Rúben vs. Luís... quem será o primeiro vencedor no asfalto?


Rúben e Estevão Rodrigues (Citroen C3 Rally2, AutoAçoreana Racing) são os atuais líderes absolutos do Campeonato dos Açores de Ralis

A ilha Terceira é palco, este fim-de-semana, da jornada seguinte da edição de 2022 do Campeonato dos Açores de Ralis, o XXII Além Mar Rali TAC, a prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube e à qual cabe as honras de abertura da fase das provas disputadas em pisos de asfalto dessa competição.


O rali, que compreende 10 provas especiais de classificação divididas por duas etapas e cinco secções, tem extensão total de 254,17 quilómetros, dos quais, 77,25 serão percorridos ao cronómetro. Viveiros, Semana Cultural dos Biscoitos, Agualva/São Brás – Terauto, Fontinhas/Serra do Cume – Clubauto, Cinco Ribeiras – Além Mar e Viveiros/Santa Bárbara – Lotus são as provas especiais de classificação escolhidas para compor o traçado de mais uma realização do T.A.C., mas que irá por à prova os 41 concorrentes inscritos nesta que é a quarta prova do calendário do campeonato açoriano da modalidade.


Desportivamente, o Além Mar Rali TAC reúne especial interesse para que se comece a perceber quem está mais forte no asfalto, porquanto a fase de terra do campeonato, disputadas que estão as anteriores três provas, teve nos irmãos Rodrigues, Rúben e Estevão, os seus líderes absolutos, tanto em primeiros como em segundos condutores. Logo atrás, nas referidas classificações, estão Luís Miguel Rego e Jorge Henriques, pilotos que já ocuparam o lugar cimeiro da classificação, ainda que por escassa margem, mas que foram ultrapassados pelos atuais líderes logo após a terceira prova do campeonato. Atentos a todas essas movimentações estão mais duas duplas à espera da oportunidade de brilhar: Pedro Câmara/João Câmara e Bruno Amaral/Sancho Eiró perfilam-se igualmente para obter boas marcas durante os dias de sexta-feira e sábado, certo de que, para ambas as formações, o tempo será de nova aprendizagem das suas montadas, o que o fizeram até agora em relação às provas disputadas em pisos de terra.


No campeonato reservado às “duas rodas motrizes”, Rui Torres/Marco Martins chegam à ilha Terceira e à fase de asfalto do campeonato na liderança da competição, tendo atrás de si, por dois pontos, Hélder Miranda/Rui Teixeira, que não alinharão na prova terceirense e o local Ricardo Silva, a cinco pontos, querendo isso dizer que essa será mais uma interessante disputa a seguir.


Mas o Além Mar Rali TAC conta igualmente com outras participações de destaque: é o caso da dupla madeirense Filipe Pires/Vasco Mendonça, que estão de regresso aos Açores para revalidar o título da RC2N. Luís Pimentel e Nuno Moura, apesar de não inscritos no campeonato, voltam também a rodar na ilha Terceira com o Porsche 911 GT3 Cup.


O XXII Além Mar Rali TAC inicia-se esta sexta-feira com a disputa, a partir das 20:00, de de duas provas especiais de classificação. No sábado, serão oito as provas a serem disputadas, com a cerimónia de pódio a realizar-se pelas 18:15 do segundo dia de prova, na Praça de Toiros da Ilha Terceira. O rali terá transmissão em direto pelas redes sociais da Lajes TV (www.facebook.com/LajesTV) sendo que toda as informações poderão ser obtidas através dos perfis nas redes sociais do Campeonato dos Açores de Ralis.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo