top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

57th Azores Rallye, meio rali para o dobro das emoções


Os campeões absolutos de ralis nos Açores irão ombrear com Sebastien Loeb, presente em prova

O Grupo Desportivo Comercial coloca na estrada, no final desta semana, a 57.ª edição do Rali dos Açores, agora denominado Azores Rallye. Para muitos, os mais antigos, a ainda carinhosamente denominada de “Volta à Ilha”, apresenta um itinerário francamente mais curto, para um rali que já contou com mais de 220 km de provas especiais de classificação, em edições anteriores.


Todas as provas especiais que constam no itinerário da edição deste ano do Azores Rallye sofreram uma significativa redução nas suas extensões, destacando as provas especiais Sete Cidades, cujo trajeto passa praticamente por cumprir a denominada “segunda cumeeira” sem descidas à Estrada Regional, o mesmo acontecendo com Feteiras, a que foi extraída a grande parte da subida final. Tronqueira e Graminhais são também mais curtas e nem mesmo o traçado da super-especial Grupo Marques foi poupado ao redesenho das classificativas. A prova-especial Ribeira Grande, estreada no ano passado neste evento, mantém as suas caraterísticas. A localização das provas especiais de classificação e os acessos às possíveis zonas de espetáculo podem ser consultadas aqui.


Mas se o traçado está bastante reduzido, as emoções estão para serem na ordem do dobro ou mais, porquanto os maiores nomes de destaque do Campeonato dos Açores de Ralis, onde se inclui o campeão em título Luís Miguel Rego e ainda o decacampeão açoriano Ricardo Moura, terão a oportunidade de ombrear com o nove vezes campeão do mundo de ralis, Sebastien Loeb, ao que se junta o também vencedor do WRC2, Andreas Mikkelsen que já venceu a prova açoriana.


O 57th Azores Rallye inicia-se já esta quarta-feira, com a realização dos testes pré-evento, a

ter lugar em Achada das Furnas e Sanguinhal. Depois, na quinta-feira, pelas 21:00, a Praça Gonçalo Velho acolhe a cerimónia oficial de apresentação das equipas.


Na sexta-feira de manhã, a partir das 8:00 há lugar a Free-Practice no Lagoa Stage, e hora e meia depois é tempo de se realizar, no mesmo local, a Qualifying Stage. A partir das 13:30 realiza-se a primeira etapa, com dupla passagem por Sete Cidades e Feteiras, seguidas da primeira passagem por Grupo Marques. Já no sábado, o dia começa com Tronqueira, Graminhais e Ribeira Grande, para depois se passar mais uma vez por Grupo Marques, e nova ronda pelos troços do lado oriental da ilha de São Miguel. A derradeira passagem por Ribeira Grande será também a powerstage do Azores Rallye.

16 visualizações0 comentário
bottom of page