top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Câmara vence Picowines Rali na festa do título de Rego e Tavares


Pedro CÂMARA/João CÂMARA (Citroen C3 Rally2, Play Racing). Foto gentilmente cedida por António Bettencourt (ABett. Rallys)

Pedro e João Câmara alcançaram este fim-de-semana a primeira vitória absoluta em provas do Campeonato dos Açores de Ralis ao vencerem, categoricamente, o XI Picowines Rali. Os homens da Play Racing que cumpriam pela segunda vez este evento aos comandos do Citroen C3 Rally2, foram os segundos mais rápidos nas primeiras duas provas especiais do rali, mas a partir da terceira prova, assumiram as vitórias em provas especiais e a liderança do rali. Concluíram a sua prestação com menos 1:30,3 que os segundos classificados, demonstrando um andamento muito consistente e rápido e antevendo uma época de 2023 de maior sucesso.



Luís Miguel REGO/Jorge HENRIQUES (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar). Foto gentilmente cedida por António Bettencourt (ABett. Rallys)

Mas se era um feito o resultado dos vencedores da prova, o maior destaque foi para a conquista do título absoluto de ralis dos Açores, pela terceira vez, por parte de Luís Miguel Rego e Jorge Henriques. A equipa que defende as cores do Team Além Mar ainda venceu as duas primeiras provas especiais, mas depois do abandono, prematuro, de Rúben e Estevão Rodrigues (AutoAçoreana Racing, Citroen C3 Rally2) que deixou as portas de acesso ao título completamente “escancaradas”, aos homens do Skoda Fabia Rally2 Evo competia apenas terminar o rali e dessa forma chamar novamente a si o título de campeões dos Açores de ralis, o que o fizeram.


Terceiros classificados da geral, José Paula, natural da ilha do Pico e a correr em casa, acompanhado por Paulo Lopes, levaram o Citroen C3 Rally2 ao lugar mais baixo do pódio, juntando o piloto mais um bom resultado ao seu palmarés que tem sido composto maioritariamente por participações em provas disputadas em território continental.


A segunda formação do Team Além Mar, composta por Bruno Amaral e Sancho Eiró, concluíu o XI Picowines Rali no quarto posto da classificação geral, a 11,9 segundos do lugar mais baixo do pódio. Num rali pautado por muita chuva e por condições muito difíceis, para todos os pilotos, Amaral e Eiró voltaram a demonstrar cada vez maior entrosamento com o Ford Fiesta R5 deixando antever uma época de 2023 com melhores resultados.


Quinto classificado da geral e melhor “não R5”, Filipe Pires e Vasco Mendonça continuaram, neste XI Picowines Rali, a demonstrar que caminham a passos largos para a revalidação do título da RC2N mas, também, do Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores, sendo nesta última competição, os seus vencedores neste rali.



Henrique MONIZ/Jorge DINIZ (Renault Clio Rally4). Foto gentilmente cedida por António Bettencourt (ABett. Rallys)

Henrique Moniz e Jorge Diniz, tricampeões dos Açores de ralis em duas rodas motrizes, voltaram às lides automobilísticas, desta feita ao volante de um novíssimo Renault Clio Rally4 preparado e mantido pela Domingos Sport. Moniz e Diniz começaram de forma modesta a sua participação, mas logo no início do dia de sábado começaram a subir na classificação para vencer, de forma destacada, as duas rodas motrizes em prova.


Bruno TAVARES/André SEABRA (Citroen C2 R2 Max). Foto gentilmente cedida por António Bettencourt (ABett. Rallys)

Seguiu-se na classificação geral, mas também nas das duas rodas motrizes em prova, a formação Bruno Tavares/André Seabra. Os atuais campeões em título na competição reservada aos veículos de tração não integral tinham a vantagem de, à partida da prova, poderem resolver a seu favor as contas do título, uma vez que tinham vantagem pontual sobre os segundos classificados, bastando terminar à frente desses. Foi o que aconteceu: Tavares e Seabra, sem se preocuparem muito em vencer a prova, chamaram a si pontuação máxima (Henrique Moniz não “rouba” pontos pois não está inscrito no campeonato) e garantiram a revalidação do título.


Oitavos classificados finais, terceiros das duas rodas motrizes em prova, e segundos nas contas para o campeonato 2RM, Emanuel Garcia e Nelson Dinis levaram o endiabrado Peugeot 208 R2 ao final de um rali que cumpriram com distinção, apesar das enormes dificuldades causadas pela chuva.


A fechar o pódio das duas rodas motrizes para o campeonato e décimos da classificação geral, João Faria e Carlos Melo conseguiram concluir mais uma prova obtendo preciosos pontos para o “seu” campeonato.


Os faialenses Filipe Marques e Edgar Silva foram os décimos classificados finais à geral, conseguindo a dupla do Citroen Saxo Cup concluir também mais este rali, num piso que não é de todo o seu preferido.


Concluíram este rali do Pico mais dez formações inscritas no Campeonato dos Açores de Ralis, a saber Rúben Santos/Nuno Pereira (11.º da geral), em Peugeot 106, José Rodrigues/Ivone Rodrigues (12.º da geral), que se estrearam de boa forma na condução do Peugeot 208 R2 mantido e assistido pela Rego Jr Competições, Ricardo Silva/Rui Valadão (13.º da geral), que depois do acidente em Santa Maria recorreram a um emprestado Citroen Saxo para poderem alinhar no Pico e somar pontos para o campeonato, Luís Pimentel/Fernando Nunes (14.º da geral) que viram a chuva limitar a utilização dos muitos cavalos disponíveis no Porsche 911 GT3 Cup, Francisco Costa/Luís Faria (15.º da geral) em Peugeot 206 RC, Mário Jorge/Camila Jorge (18.º da geral) que com o pequeno Hyundai Getz 1.5D venceram entre os diesel, Hélder Pimentel/Márcio Sousa (20.º da geral) em Toyota Yaris, David Paiva/Emanuel Cabral (21.º da geral) em Peugeot 306 GTI, Carla Costa/Elizabete Jesus (25.º da geral) em Renault Clio e Jorge Ramos/Nuno Silva (30.º da geral) em Peugeot 106.


O XI Picowines Rali contou com 44 pilotos inscritos à partida, concluindo apenas 30 equipas. Dos pilotos que abandonaram a prova, destaque para a desistência de Rúben e Estevão Rodrigues (Citroen C3 Rally2) e de Carlos Andrade/Flávio Mota (Renault Clio R3), ambos por despiste na 2.ª prova especial de classificação.


A próxima e derradeira prova do Campeonato dos Açores de Ralis é o XXIII Além Mar Rali Ilha Lilás, que se disputa na ilha Terceira, entre 28 e 29 de outubro.


A classificação completa e final do XI Picowines Rali pode ser obtida nesta ligação.

78 visualizações0 comentário
bottom of page