top of page
20220204 FPAK CAR LOGO.png

Luís Miguel Rego de regresso às vitórias nos Açores

  • Foto do escritor: Administrador
    Administrador
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura
Luís Miguel Rego/José Janela (Skoda Fabia RS Rally2). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt
Luís Miguel Rego/José Janela (Skoda Fabia RS Rally2). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt

A última vez que o piloto do Team AC Cymbron chamou a si o lugar mais alto do pódio num rali nos Açores havia sido na ilha do Faial, decorria o mês de maio. Depois veio uma avaria no Skoda Fabia RS Rally2 no Rali de Ponta Delgada e um toque na especial de abertura do Rali da Graciosa, que comprometeu o resultado do evento.

 

De regresso a um dos ralis onde tem apresentado as melhores prestações, Luís Miguel Rego e José Janela conseguiram voltar a conseguir subir ao lugar mais alto do pódio absoluto, a sétima vez nesta prova, depois de terem vencido a totalidade das provas especiais de classificação, querendo por isso dizer que para além dos troféus, Rego e Janela levam preciosos 25 pontos da vitória absoluta e mais três, da vitória na powerstage.

 

Rafael Botelho/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt
Rafael Botelho/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt

Sabendo que, em condições normais, não conseguiria contrariar os melhores argumentos dos vencedores, Rafael Botelho e Rui Raimundo garantiram o resultado mais importante: a vitória nas duas rodas motrizes, para além do segundo posto absoluto, para além do segundo posto na powerstage. No entanto, não é desmerecedor de destaque o fato de terem contado com forte oposição para a luta pelo melhor lugar na classificação geral, em especial dos concorrentes equipados com viaturas N5.

 

Rui Borges/Fernando Braga (Skoda Fabia RS N5). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt
Rui Borges/Fernando Braga (Skoda Fabia RS N5). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt

Rui Borges e Fernando Braga apresentaram um andamento surpreendente e lutaram até final para chegar à prata nesta prova. O piloto trouxe a Santa Maria o seu novo Skoda Fabia N5 que, de aparência, parece-se com um Rally2, mas que depois se apresenta como um tração integral do antigo Agrupamento de Produção, mais evoluído. No todo da prova, concluiu no terceiro posto final, distando pouco mais de XX segundos de Rafael Botelho.

 

André Oliveira/António Freitas (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt
André Oliveira/António Freitas (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt

Digna de registo foi a prestação de André Oliveira/António Freitas, cujo resultado saldou-se pelo segundo posto nas duas rodas motrizes e pelo reconhecimento como melhor equipa mariense, tal como o quarto posto absoluto final e ainda o terceiro posto na powerstage. O piloto, trocou o antigo Peugeot 208 R2 por um mais recente e potente Peugeot 208 Rally4, voltando a mostrar-se com muito bom andamento na sua ilha natal.

 

Nelson Trindade e Raquel Graça, também em Skoda Fabia N5, numa repetição de presença em Santa Maria, foram também intervenientes na luta pelos lugares do pódio absoluto. Apesar dos avanços e retrocessos na gestão da diferença para os mais diretos opositores, Trindade e Graça concluíram no quinto posto final.

 

Max Salvador e João Valente concluíram o Rali de Santa Maria de 2025 no sexto posto final, numa estreia num tração integral muito positiva, uma vez que a primeira vez com que a dupla andou com o carro, foi mesmo na super-especial Vila do Porto, pois o Evo padeceu de alguns acertos antes da prova que não permitiram testar.

 

Estevão Rodrigues/Nuno Cabral (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt
Estevão Rodrigues/Nuno Cabral (Peugeot 208 Rally4). Fotografia Criativity Island/Mário Bettencourt

Estevão Rodrigues/Nuno Cabral concluíram o Explore Santa Maria Rallye no sétimo posto final e como terceiros classificados na competição reservada às duas rodas motrizes. O piloto acusou alguma falta de melhor empenho no arranque da prova, tendo depois ido atrás do prejuízo. Ainda assim, o resultado premeia uma vez mais a regularidade que tem imposto no campeonato.

 

Fecham o top-10 da classificação geral os “conjuntos” Gustavo Silva/Jorge Henriques (Renault Clio Rally5), César Silva/Miguel Azevedo (Citroen AX) e Marco Soares/Fernando Nunes (Peugeot 208 VTI).

 

A classificação completa do XLIV Explore Santa Maria Rallye pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/gen/6801/?rallyId=255.

 

O Campeonato dos Açores de Ralis, edição de 2025, prossegue em setembro, mais propriamente entre 26 e 27 de setembro para a realização do 1.º Rali d’Angra 46.º Rali Ilha Lilás, a disputar no asfalto da ilha Terceira.

 
 
 

Comments


Subscreva a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

20220204 FPAK Logo FPAK TOYOTA.png
bottom of page