top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Luís Miguel Rego vence XXII Além Mar Rali TAC


Luís Miguel REGO/Jorge HENRIQUES (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar). Foto Pedro Carreiro e Silva

Foi muito renhido e a disputa passou para além da estrada! Luís Miguel Rego e Jorge Henriques foram declarados vencedores do XXII Além Mar Rali TAC, já com a cerimónia de pódio a decorrer, mesmo depois de terem sido os mais rápidos na estrada e, por isso, terem averbado o menor tempo acumulado no computo das dez provas especiais de classificação que compuseram o itinerário da quarta prova pontuável para a edição de 2022 do Campeonato dos Açores de Ralis.


Se de manhã, uma errada escolha de pneus fez com que a missão fosse difícil para os homens que tripulam o Skoda Fabia Rally2 Evo do Team Além Mar, o que é fato é que à tarde, mesmo na penúltima especial, “fez-se luz” sobre uma possível vitória de Rego/Henriques quando Rúben e Estevão Rodrigues, em Citroen C3 Rally2, estando a liderar o rali com 9 segundos de vantagem, batem, partindo um semi-eixo mas ainda assim registando o melhor ‘crono’ na especial. O problema é que o semi-eixo partido impediu que os homens da AutoAçoreana Racing prosseguissem em prova, entregando – de bandeja! e em condições normais – a vitória aos chefes de fila do Team Além Mar.



Luís Rego e Jorge Henriques festejam vitória na prova e powerstage no final de Viveiros/Santa Bárbara 2 - Lotus. Foto Pedro Carreiro e Silva

Já com a cerimónia de pódio a decorrer, Luís Miguel Rego e Jorge Henriques foram chamados a responder a uma queixa por eventual anomalia no peso do Skoda Fabia Rally2 Evo, sendo que o colégio de comissários desportivos decidiu a favor dos vencedores na estrada do rali. No entanto, acredita-se que o assunto ainda possa a vir fazer correr mais tinta...


Subiram ao lugar intermédio do pódio absoluto desta 22.ª edição do Além Mar Rali TAC, a dupla inscrita pela Play Racing. Pedro e João Câmara chegaram ao fim do rali acumulando mais 1:30,1 que os vencedores, mas colhendo importantes ensinamentos sobre a condução do Citroen C3 Rally2 em pisos de asfalto e das sempre exigentes e técnicas estradas da ilha Terceira. Ouvido no final, Pedro Câmara considerou ser muito importante concluir este rali por forma a preparar melhor as próximas jornadas do campeonato.


O lugar mais baixo do pódio absoluto ficou ocupado pelos madeirenses Filipe Pires e Vasco Mendonça. Os homens do Mitsubishi Lancer Evo X ‘voaram baixinho’ nas estradas da ilha Terceira, chegando a ser os terceiros mais rápidos em várias provas especiais durante o dia. Os atuais detentores do Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores preparam agora a sua participação nas demais provas do Campeonato dos Açores de Ralis, tendo, nesta, obtido a vitória no Troféu e a vitória no grupo RC2N, dos quais também são campeões dos Açores em título.


A escassos 0,2 segundos... sim, 0,2 segundos! de alcançarem um lugar no pódio, concluíram o XXII Além Mar Rali TAC Bruno Amaral e Sancho Eiró, tripulando o Ford Fiesta R5 com as cores do Team Além Mar. O piloto da vila das Capelas aproveitou a sua participação neste rali para colher importantes ensinamentos sobre o comportamento do Fiesta em asfalto e aprimorar a sua condução nesse tipo de piso, com vista às próximas provas do campeonato.


Luís Pimentel e Nuno Moura concluíram esta prova no quinto posto da classificação geral, levando o Porsche 997 GT3 Cup à vitória nas duas rodas motrizes, em prova. No entanto, e por não estarem inscritos no Campeonato dos Açores de Ralis coube ao classificado seguinte à geral, Bruno Tavares e André Seabra, em Citroen C2 R2 Max, somar o maior número de pontos para essa competição em específico.


Ricardo Silva e Rui Valadão fizeram uma prova de se lhes “tirar o chapéu” conseguindo impor a ‘lei’ do seu Citroen Saxo Cup na luta pelas duas rodas motrizes. A dupla da ilha Terceira que havia participado na fase de terra do campeonato com uma prestação modesta, brilhou durante o fim-de-semana no Além Mar Rali TAC, mesmo depois de terem passado por vários sustos, concluindo a prova no sétimo posto da geral, como terceiros classificados nas duas rodas motrizes em prova e amealhando a segunda melhor pontuação para o campeonato das duas rodas motrizes.


Os oitavos classificados finais, a apenas 6,1 segundos de Silva/Valadão, foram Décio Gonçalves e Emanuel Barcelos, em Citroen Saxo Cup, responsáveis, a par com os classificados anteriores e seguintes de uma interessante disputa de “meio de tabela”.


Emanuel Garcia e Nélson Dinis concluíram o rali a 6,5 segundos de Gonçalves/Barcelos, colocando o Peugeot 208 VTI no quarto posto das duas rodas motrizes em prova e somando a terceira melhor pontuação para o campeonato dos Açores, onde se inscreveram recentemente.


Rui Torres e Marco Martins voltaram a brilhar com o Ford Escort RS MKII nas estradas da ilha Terceira, concluindo este rali no décimo posto da classificação geral, como quinto melhor classificado nas duas rodas motrizes e amealhando a quarta melhor pontuação para o campeonato específico.


Inscritos no Campeonato dos Açores de Ralis, concluíram também este XXII Além Mar Rali TAC os faialenses Filipe Marques e Edgar Silva, em Citroen Saxo Cup, que terminaram no décimo quinto posto da classificação geral; Jorge Ramos e Ricardo Martins, em Peugeot 106, que foram os vigésimos classificados finais; Mário e Camila Jorge, em Hyundai Getz 1.5D, que concluíram o rali no lugar 21 da tabela de classificação e ainda Hélder Pimentel/Filipe Tavares, em Toyota Yaris 1.3, que foram os vigésimos quintos e penúltimos classificados finais.


Também inscritos no Campeonato, não conseguiram concluir este rali, Rúben e Estevão Rodrigues (Citroen C3 Rally2) por despiste, conforme já referido, Francisco Costa/Luís Faria (Peugeot 206 RC) por avaria, Carlos Andrade/Paulo Leonardo (Renault Clio RS) por avaria, Carla Costa/Elisabete Jesus (Renault Clio) por avaria e Brian e Filipe Duarte (Renault Clio RS), também por avaria.


No total, concluíram o rali 26 equipas e abandonaram 13. A classificação final do XXII Além Mar Rali TAC pode ser obtida aqui.



238 visualizações0 comentário
bottom of page