top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Rodrigues a fundo no Rali TAC, Botelho impõe-se nas 2RM



Rúben Rodrigues e António Costa dominaram a seu bel-prazer as secções da manhã do Rali TAC. (Foto Álvaro Miranda)

Finalizada que está a ronda matinal deste segundo dia da edição 26 do Além Mar Rali TAC, após os concorrentes inscritos na primeira prova pontuável para o Campeonato dos Açores de Ralis de 2024 terem percorrido por duas vezes Entre Picos Bogani (10.58km) e Agualva Bogani (7.30km) alternadamente, destacam Rúben Rodrigues e António Costa em Škoda Fabia RS Rally2 e Rafael Botelho navegado por Rui Raimundo em Peugeot 208 Rally4 como líderes da prova à geral e na competição reservada a tripulantes de viaturas de duas rodas motrizes respetivamente. Ainda assim, máquinas e pilotos tiveram tarefa difícil nesta manhã, tendo em conta que os troços se encontravam praticamente com o piso seco nas primeiras passagens, mas a chuva marcou presença na segunda ronda pelas especiais de classificação.


A dupla da Auto Açoreana Racing formada por Rúben e António, aos comandos da mais recente máquina da marca checa, dominaram por completo nas quatro classificativas que compunham a manhã do ‘dia grande’ do XXVI Além Mar Rali TAC vencendo, sem deixar margem para dúvidas, todas as provas especiais de classificação. A renovada dupla da Auto Açoreana Racing mostra já que o novo co-piloto e carro têm sido uma mais valia para a performance de Rúben Rodrigues. São líderes do rali com um tempo acumulado de 24:10.7.


Quem vem tentando andar no encalço do campeão de ralis dos Açores da temporada passada é a dupla que tripula o Škoda Fabia Rally2 evo com as cores branca e vermelha do Team Além Mar. Falamos precisamente de Luís Rego e José Janela, eles que são até ao momento os segundos melhores classificados em prova, replicando também a mesma posição na dupla passagem por Entre Picos Bogani e Agualva Bogani que foram percorridas nestas 2ª e 3ª secção do XXVI Além Mar Rali TAC. A desvantagem para os líderes do rali, em comparação com as contas finais do dia de ontem, foi dilatada e neste momento têm de recuperar 35.1 segundos para ambicionarem ainda o lugar mais alto do pódio.


No 3º posto da classificação geral desta primeira de sete provas do calendário do campeonato dos Açores de ralis surgem então Bruno Amaral e Paulo Silva, formação do Team Além Mar que comanda o Ford Fiesta R5 e que da mesma forma alcançou também o terceiro posto em quase todas as classificativas matinais com exceção da PE3 onde foram apenas os sétimos melhores. Vêm fazendo um rali ao seu ritmo, sem conseguir intrometer-se na luta por um lugar melhor na classificação geral da prova, pese embora se note um ritmo rápido e cada vez melhor do piloto micaelense. Distam dos mais rápidos do rali em 1:41.0.



Rafael Botelho e Rui Raimundo lideram as 2RM no Rali TAC (Foto: Álvaro Miranda)

Seguem-se no lugar seguinte da classificação absoluta do XXVI Além Mar Rali TAC os líderes da prova no que à competição reservada a equipas que conduzem viaturas de duas rodas motrizes diz respeito. Rafael Botelho e Rui Raimundo, dupla que pertence à nova Team Lotus e que tripula o também novo Peugeot 208 Rally4, foram mais eficazes que os demais concorrentes aproveitando também a infelicidade das formações que ao final do dia de ontem ocupavam os lugares mais alto e baixo do pódio nas contas desta competição. Têm demonstrado uma rápida adaptação à máquina da marca francesa e só não venceram na 2ª passagem por Entre Picos Café Bogani nas contas das 2RM tendo, neste momento, um tempo total de 27:16.9.


Os segundos mais velozes neste rali entre as formações que disputam o Campeonato dos Açores de Ralis 2RM foram os campeões regionais em título. Apesar de terem subido um lugar na classificação comparativamente ao final do dia de ontem, Filipe Marques e Edgar Silva, no seu Peugeot 208 R2, foram os primeiros azarados do dia tendo perdido quase 1 minuto e 20 segundos em Entre Picos 1 Café Bogani, visto que a mecânica do seu ‘leão’ teimou em não colaborar. Não viraram a cara à luta e ultrapassaram os problemas, registando ainda nesta ronda matinal um segundo melhor tempo nas duas passagens por Agualva Café Bogani e venceram na segunda passagem pelo troço mais extenso percorrido nesta manhã. Somaram mais 1:25.4 que os líderes das ‘duas rodas motrizes’.


Ocupam o lugar mais baixo do pódio entre as equipas que lutam pela glória nas ‘duas rodas motrizes’ André Simas e Rui Ávila, aos comandos do seu Citroën Saxo. À exceção da PE4 onde foram apenas os sextos mais rápidos a completar os 10.58km daquela classificativa, André e Rui foram uma surpresa agradável nesta manhã e registaram a quarta melhor marca nas restantes classificativas, sendo ultrapassados pelos faialenses Filipe Marques e Edgar Silva apenas na última classificativa que compôs esta manhã de rali. Certamente motivados pela prestação obtida até ao momento, André Simas e Rui Ávila entrarão para os troços da tarde determinados a reduzir os 5.0 segundos que os separam do lugar intermédio do pódio referente às 2RM.


Ainda para esta tarde, o Terceira Automóvel Clube na condição de clube organizador da prova inclui no itinerário dupla passagem por Ribeirinha Bogani (8.81km) às 15:25 e 16:55 e São Sebastião/Eólicas Bogani (8.69km) às 15:55 e 17:25, sendo a segunda passagem pelo segundo troço palco da power stage e que irá atribuir pontos extra aos mais rápidos naquele traçado.


A classificação completa do XXVI Além Mar Rali TAC pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/?rallyId=136

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page