top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Rodrigues entra com tudo e Correia surpreende


Rúben Rodrigues/António Costa (Skoda Fabia RS Rally2, Auto Açoreana Racing). Foto: Álvaro Miranda

 O primeiro dia de competição do XXVI Além Mar Rali TAC, prova inaugural do Campeonato dos Açores de Ralis 2024, terminou há instantes e viu Rúben Rodrigues e António Costa, a renovada dupla da Auto Açoreana Racing que estreia em solo açoriano e em pisos de asfalto o novíssimo Škoda Fabia RS Rally2, serem os mais rápidos nos pouco menos de 6km percorridos ‘ao cronómetro’ que compunham a 1ª secção da prova.

 

Como já é habitual em solo terceirense, e mesmo apesar das condições meteorológicas instáveis, o público fez-se deslocar ‘em massa’ à dupla passagem por Praia da Vitória Bogani onde puderam acompanhar o evoluir de pilotos e máquinas que conciliaram o espetáculo à velocidade.

 

A dupla da Auto Açoreana Racing, composta pelo campeão de ralis dos Açores em título e o experiente navegador António Costa, aos comandos do Škoda Fabia RS Rally2, venceram ambas as passagens pela prova especial inaugural da 26ª edição do Além Mar Rali TAC, impondo um ritmo muito forte na primeira participação conjunta da dupla em pisos de asfalto, deixando antever que serão ‘osso duro de roer’ para os demais concorrentes. Acumularam um total de 4:17.4, batendo os segundos classificados na PE1 por 5.8 segundos e na PE2 por 4.2 segundos.

 

Os segundos mais rápidos a percorrer por duas vezes os 2.97km de Praia da Vitória Bogani foram a dupla do Škoda Fabia Rally2 evo do Team Além Mar, formada pelo vice-campeão absoluto em ralis nos Açores na temporada transata Luís Rego navegado por José Janela, co-piloto que volta a acompanhar o campeão dos Açores em ralis de 2018, 2019 e 2022 após a sua última participação em conjunto na edição 24 deste mesmo rali. Demoraram mais 10 segundos do que os líderes do rali a percorrer as duas provas especiais de classificação que compunham este primeiro dia de rali e, certamente, irão no dia de amanhã tentar reduzir esta desvantagem o quanto antes.

 

Bruno Amaral e Paulo Silva, que também correm com as cores do Team Além Mar no seu Ford Fiesta R5, ocupam neste momento o lugar mais baixo do pódio da classificação geral do XXVI Além Mar Rali TAC, alcançando de igual modo a 3ª melhor marca em ambas as classificativas percorridas nesta noite da primeira de sete provas que compõem a edição de 2024 do Campeonato de Ralis dos Açores. Apresentaram, como lhes é habitual, um ritmo consistente e terão no dia de amanhã a difícil tarefa de tentar minimizar a distância que os separa das formações que foram mais rápidas.

 

Tal como se antevia a partir da lista de inscritos e na melhoria que se veio a verificar para esta época no que ao parque automóvel da competição reservada aos veículos de tração não integral diz respeito, aliada ao regresso de algumas formações que no passado abrilhantaram ralis no nosso campeonato, o rali começou com surpresas na classificação do Campeonato de Ralis dos Açores 2RM.

 

João Correia e Rodrigo Correia, em Peugeot 106, são líderes nas contas da competição reservada aos tripulantes de viaturas de duas rodas motrizes, surpreendendo os demais concorrentes com um andamento imponente e digno da posição que ocupam, levando o carro da marca francesa ao limite. Em Praia da Vitória 1 Bogani registaram o 3º melhor tempo cedendo cerca de 1.0 segundos para os vencedores desta prova especial e na segunda passagem pela mesma classificativa foram mesmo os mais rápidos. No cômputo dos dois troços registaram 4:58.4.



João Correia/Rodrigo Correia (Peugeot 106). Foto Álvaro Miranda

 

Os regressados Rafael Botelho e Rui Raimundo, a estrear o Peugeot 208 Rally 4 com as cores do novo Team Lotus, terminam esta 1ª secção do XXVI Além Mar Rali TAC no lugar intermédio do pódio, registando nas duas especiais percorridas o segundo melhor tempo. Mostraram aos opositores que estão na disputa por esta competição que quem sabe não esquece e para contarem com ele na luta pelo lugar mais alto do pódio das ‘duas rodas motrizes’. Registaram apenas mais 0.3 segundos que os líderes da competição.

 

Os campeões dos Açores de ralis 2RM em título, Filipe Marques e Edgar Silva, aos comandos do já conhecido Peugeot 208 R2, concluem os quase 6 km do ‘primeiro dia de ralis’ de 2024 dos Açores no lugar mais baixo do pódio. Mesmo vencendo a primeira prova especial de classificação por 1.0 segundos, na segunda passagem por Praia da Vitória Bogani registaram apenas o quarto melhor tempo e cederam 4.2 segundos para os líderes do rali no que à competição reservada às viaturas de tração não integral diz respeito. A sua desvantagem para os mais rápidos é de 3.2 segundos e, certamente, para o dia de amanhã entrarão determinados a voltar ao lugar mais alto do pódio.

 

O rali amanhã começa pelas 10:30 com a caravana do rali a percorrer os 10.58km de Entre Picos 1 Bogani e de seguida, pelas 11:05, iniciar-se-á Agualva 1 Bogani com 7.30km cronometrados.


A classificação geral do XXVI Além Mar Rali T.A.C. pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/?rallyId=136

28 visualizações0 comentário
bottom of page