top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdministrador

Rúben Rodrigues comanda Rali Santa Maria sem percorrer provas especiais


Rúben RODRIGUES/Estevão RODRIGUES (Citroen C3 Rally2, AutoAçoreana Racing). Foto Pedro Carreiro e Silva

Peculiar é o adjetivo com que se pode definir o primeiro dia do 41.º Rallye Além Mar Santa Maria que viu as suas duas provas especiais de classificação, ‘Explore Santa Maria’ e ‘Além Mar’ serem anuladas e com isso conferir a liderança da prova e o segundo lugar da classificação geral às equipas Rúben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Citroen C3 Rally2, AutoAçoreana Racing) e Luís Miguel Rego/Jorge Henriques (Skoda Fabia Rally2 Evo, Team Além Mar) mesmo que não tenham percorrido qualquer uma das provas especiais do dia.


Com ordem de partida inversa à do número de porta apenas para esta primeira etapa, tudo estava bem até ao acidente sofrido pela dupla Ricardo Silva/Rui Valadão, em Citroen Saxo Cup, decorria a primeira especial do rali, ‘Explore Santa Maria’ fazendo com que fosse atribuído o tempo de Rui Borges/João Melo (Mitsubishi Lancer Evo IX), o ultimo concorrente a percorrer a mesma em condições normais de corrida, às equipas Filipe Pires/Vasco Mendonça (Mitsubishi Lancer Evo X), Bruno Amaral/Sancho Eiró (Ford Fiesta R5, Team Além Mar), Pedro Câmara/João Câmara (Citroen C3 Rally2, Play Racing), Luís Miguel Rego/Jorge Henriques e Rúben Rodrigues/Estevão Rodrigues, com os primeiros três deste lote a percorrem a especial em ligação e os restantes a nem sequer partirem, por via da suspensão imediata das partidas após comunicado o acidente de Ricardo Silva.


Na segunda prova especial, a super-especial ‘Além Mar’, tudo também estava bem mas Pedro e João Câmara partiam o motor do Citroen C3 Rally2 poucos metros percorridos após a linha de partida, impedindo Rúben e Estevão Rodrigues de cumprir a prova, mesmo depois de partirem. Nova suspensão de partidas e anulação da prova especial, e Luís Miguel Rego a não arrancar, pela segunda vez consecutiva, para a estrada.


Posto isto, a classificação prossegue com os demais lugares, com Rui Borges/João Melo a concluírem o primeiro dia no terceiro posto da classificação geral. Filipe Pires/Vasco Mendonça, são os quartos melhores classificados, seguidos na classificação por Bruno Amaral/Sancho Eiró.

A dupla continental João Sousa/Valter Cardoso (Mitsubishi Lancer Evo VI) ocupa no final do dia o sexto posto da classificação geral, sendo seguidos pelo melhor concorrente às duas rodas motrizes, a dupla Bruno Tavares/André Seabra (Citroen C2 R2 Max) que também se viram envolvidos na atribulação da primeira prova especial da etapa, sendo-lhes atribuído o tempo do melhor concorrente da mesma classe. Max Salvador/João Valente (Citroen C2 R2) são quem se segue na classificação das duas rodas motrizes no final do primeiro dia. Eduardo Veiga/Luís Neves (Ford Escort RS MK II) ocupam o novo posto e o top-10 é encerrado pelos locais Carlos Teodoro/Rodrigo Moura (Peugeot 208). Classificaram-se ainda, no final deste primeiro dia, mais 31 equipas.


O XLI Rallye Além Mar Santa Maria prossegue este sábado com a disputa de oito provas especiais começando com dupla passagem por dois troços de manhã: Gingal/Anjos (5,8 km), pelas 10:28 (PE3) e 12:34 (PE5), e Praia/Loural (9,18 km), pelas 11:01 (PE4) e 13:07 (PE6). À tarde, depois de reagrupamento e parque de assistência, há lugar também a dupla passagem por mais dois troços, a saber Picos/Forno (7,59 km) e Santa Bárbara/Monteiro (10,85 km, o mais longo do rali), pelas 16:15 (PE7) e 18:11 (PE9), e 16:33 (PE8) e 18:29 (PE10 e powerstage). A consagração dos vencedores e finalistas do rali está agendada para as 19:17 frente à Câmara Municipal de Vila do Porto.


Mais informações podem ser obtidas em www.campeonatoacoresralis.net ou nos perfis nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter do Campeonato dos Açores de Ralis.

140 visualizações0 comentário
bottom of page